Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Admin


Admin
Admin
O post de hoje tem o intuito de trazer algumas dicas para você poder lapidar o seu estilo de jogo.

Senhor da Guerra: Melhorando o seu jogo 4fcf9d660236ddb62c8456017158615a_XL

Se você alguma vez jogou Diablo, ou qualquer jogo do mesmo estilo, sabe que o seu personagem vai adquirindo experiência após sobreviver às suas batalhas e essas experiências, eventualmente, resultam em um aumento de nível. Ou seja, todos os combates pelos que o personagem passou servem de conhecimento para que se torne um guerreiro melhor, mais temido, etc.

No Starcraft 2 não é diferente. Comparando ao Diablo, você seria o guerreiro, as batalhas, cada um dos seus jogos na Battle.net, e as experiências, o que você aprendeu com cada um dos seus jogos.

Tudo bem, falar é fácil! Mas como eu aprendo com os meus jogos?

Em todo jogo de estratégia em tempo real, seu estilo de jogo, a sua build, a sua mecânica, necessitam de ajustes. Note que a palavra é “AJUSTE”, ou seja, não são necessárias grandes mudanças para que o seu jogo melhore.

O primeiro passo seria você rever o seu jogo, seja mentalmente ou assistindo ao replay.

A partir de então, encontre o ponto do jogo em que as coisas começaram a dar errado ou, assistindo a vários replays, encontre os erros padrões que você comete nas suas partidas (Ex: não estou enviando batedores para colher informações, ou não estou constantemente produzindo coletores, ou minha quantia de minerais é gigantesca durante o jogo inteiro).

Ótimo, identificamos o problema! MAS, apenas identificar o problema não resolve a questão. Agora temos que perguntar: “Por que isso aconteceu?”.

Geralmente, o porquê do erro ter acontecido é percebido facilmente. No entanto, se você estiver tendo problemas, outras perguntas podem te ajudar: “Considerando as informações que eu tinha, as minhas decisões foram corretas?”; “Se durante o jogo eu tivesse mais informações, eu agiria de forma diferente?” e outras mais.

Já os ajustes são uma parte mais delicada, pois temos que ter certeza que estamos indo na direção certa. Por exemplo: Um jogador Protoss assisti aos seus replays e percebe que tem uma expansão e oito portais, o número de sondas está razoável, nunca sofre bloqueio de suprimento...tudo muito bom. E mesmo assim acaba perdendo o jogo para um exército muito maior que o seu. Esse jogador pode muito bem chegar à conclusão de que precisa, então, de mais portais. Mas digamos que durante a batalha nenhuma unidade tenha sido produzida. O ajuste, portanto, não seria a construção de mais portais e sim a produção de unidades mesmo durante a batalha.

É claro que, no começo, você irá encontrar um milhão de erros a serem ajustados, uma tonelada de coisas com o que se preocupar. Nesse caso, não queira concertar tudo de uma vez. Enumere seus erros e vá ajustando de pouco a pouco. Veja quais são mais graves e quais são apenas pequenos detalhes. Consertando os mais graves você poderá subir da liga bronze para a liga diamante. Se você quer chegar à liga mestre ou gão-mestre, comece a se preocupar com os pequenos detalhes (mas somente após ter resolvido os problemas mais graves!).

Durante alguns jogos concentre-se em arrumar uma falha ou algumas apenas. O cérebro humano acaba não “funcionando” direito quando tem muitas decisões para tomar e, assim, você acabará não resolvendo nada.

Jogue até o ajuste se tornar algo natural para você, como se fizesse automaticamente, sem perceber. Depois disso, como disse antes, passe para os outros problemas.

Um bom método para essa melhora no seu jogo seria fazer anotações, como a tabela abaixo:


O que deu errado?

Pego de surpresa pelo exercito do oponente.

Macro precário.

Voodoo com camuflagem causou um dano enorme na minha economia


Por que deu errado?

Não enviei batedores para coletar informações.

Não consigo produzir quando estou em batalha.

Central de Robótica saiu atrasado.


O que devo fazer? (Ajuste)

Enviar batedores sempre que possível e constantemente olhar no mini-mapa.

Utilizar grupos de controle e produzir unidades com isso enquanto minha tela mostra a batalha.

Construir central de robótica na marca de X:oo min ou em X de suprimentos.

Macrogerenciamento, mais comumente conhecido como "Macro", é um aspecto muito importante de qualquer jogo de estratégia.

Macrogerenciamento, mais comumente conhecido como "Macro", é um aspecto muito importante de qualquer jogo de estratégia. Enquanto o seu rendimento aumenta, os seus recursos (mineral e gás) também aumentam, assim, durante o jogo, você preocupar-se em gastar esses recursos na produção de trabalhadores, ou no trenamento de unidades, ou na pesquisa de novas construções ou aprimoramentos. Em suma, Macro está ligado às suas decisões de como e quando gastar os seus recursos em Exército, Tecnologia e Economia.

Exército

Investir em exército significa treinar unidades ou levantar as construções que permitam a treinamento das unidades que você planeja em sua composição.

Quanto maior a sua tropa, mais efetivamente você pode atacar ou defender, por isso, se houver alguma dificuldade em gastar os seus recursos e você não conseguir obter o número de unidades desejadas no tempo certo, levante mais construções, assim você terá uma produção mais rápida e eficiente (Ex: 1 quartel produz 4 soldados por minutos; 2 quartéis produzem 8 soldados por minuto, assim por diante).

Dica: Coloque as suas construções de produção em grupos de controle, assim será muito mais fácil de treinar unidades enquanto você está colhendo informações na base inimiga, fazendo um "harass" na linha de minérios do oponente ou em meio a uma grande batalha, pois, dessa forma, você não terá que mudar a sua tela para a sua base e, assim, produzir as unidades, mantendo a atenção no que está fazendo no momento.

Tecnologia

Tanto Terranos quanto Protoss e Zergs possuem uma árvore tecnológica, ou seja, uma sequencia de construções que devem ser levantadas para se chegar a uma determinada tecnologia (produção de uma nova unidade ou a pesquisa de um aprimoramento).

Portanto, investir em tecnologia significa progredir por essa árvore para poder produzir unidades mais fortes ou variadas, ou simplesmente pesquisar aprimoramentos, tornando as unidades existentes mais fortes.

Dica: Não se esqueça dos aprimoramentos! Um jogo na mão pode virar completamente a favor do oponente apenas pela diferença de aprimoramentos entre as suas tropas. Investir nesse tipo de tecnologia nunca é uma má ideia, a não ser que você esteja fazendo uma transição para unidades que não irão se beneficiar desses aprimoramentos.


Economia


Senhor da Guerra: Melhorando o seu jogo RDODVEGXQF8512822162319991-300x157

Por fim, investir na sua economia significa treinar mais trabalhadores ou construir mas bases. Isso vai permitir que você colha mais recursos de maneira mais rápida e efetiva.

Uma base adicional ou expansão é necessária quando a sua base principal ou todas as usas bases tiverem 3 coletores por fonte de gás vespeno e 24 coletores na linha de minérios (essa contagem será mais fácil de ser feita no Heart of The Swarm, já que o próprio jogo trará esses números durante a partida), isso chama-se saturação ou base saturada.

Dica: Investir muito em economia no início do jogo faz com que você tenha muito pouco ou nada de unidades para se defender de um ataque, portanto faça algumas defesas, lagartas espinhosas, canhões de fótons, para se sentir seguro e não morrer para uma agressão inicial do oponente.

Economia - Transferência de trabalhadores

A saturação de uma base acontece quando temos 24 coletores na linha de minérios. Isso porque a taxa de mineração se dá da seguinte maneira:

número de coletores minérios por minuto (cada)
1 - 1640
17 - 2030
21 - 2420
Qualquer coletor acima de 24 é totalmente inútil e não aumentará a sua taxa de mineração.

Pensando nisso, você já deve ter visto que jogadores profissionais, assim que a primeira expansão está pronta, transferem uma parte de seus coletores (todos acima de 16; algo em torno de 4 a 5 coletores) da principal para a nova base. Tendo 20 trabalhadores em sua base principal, ao mesmo tempo que você produz trabalhadores na sua expansão, dá a você uma taxa de mineração de 760 minérios por minuto, o que já está bom para um início de jogo. No entanto, com a transferência, você aumenta essa taxa para 800 minérios por minutos, já que você terá 16 coletores (principal) minerando a 40 por minuto mais 4 a 5 coletores minerando também a 40 por minuto. Essa é a razão para se usar a transferência, pois por minuto você poderá, no mínimo, produzir mais um coletor ou um soldado até, o que faz uma grande diferença no "early-game".

Assim temos:

16 coletores a 40/min + 4 coletores a 30/min = 760minerais/min

<

16 coletores a 40/min + 4 coletores a 40/min = 800 minerais/min

Senhor da Guerra: Melhorando o seu jogo Images

A economia de cada raça também é ligeiramente afetada pela sua mecânica (em relação aos trabalhadores, nesse caso), já que  VCEs focam na construção até o seu término; sondas apenas instalam a construção e pode voltar a minerar (a construção levanta-se sozinha); e zangões transformam-se nas construções, portanto o jogador zerg "perde" o coletor. Mas as mecânicas de cada raça serão abordadas com mais profundidade em outro post.

Isso é macro, galera! Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas.

E é claro, galera, para que a melhora aconteça, é preciso muita prática. Uns 4 jogos e várias anotações não serão de grande ajuda.

Acho que o conteúdo desse post não é novidade para muitas pessoas, mas espero que seja de grande utilidade para muitas outras, especialmente os novatos em Starcraft 2.

Por enquanto é isso, galera!

GL, HF!

https://heroesofthestorm.directorioforuns.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos